Cheque Logista

O fim dos CHEQUES DEVOLVIDOS


Cheque Logista
O Associado pode INCLUIR / EXCLUIR diretamente no Sistema On-Line do "SPC Brasil", todos os registros de inadimplência com CHEQUES : 

- Cheque Lojista = registros de cheques devolvidos, e que estão de posse do lojista associado. 

OBS : Os cheques sem fundos devolvidos pela 2ª vez (motivo 12) são registrados diretamente pelo Banco Central, através do CCF (Cadastro de Cheques sem Fundo), entretanto devem também ser apontados no SPC pelo Lojista associado, veja porque:

É fundamental, para a segurança do recebimento eficaz de seus CRÉDITOS com Cheques sem fundos, ou que foram sustados indevidamente pelo consumidor, que o (a) associado (a) SPC Rio faça o apontamento destes on line, no Banco de Dados do SPC, pelos seguintes motivos:

1. O consumidor inadimplente, de má fé, tem possibilidades e facilidades, dentro da lei, de limpar o seu nome no Banco Central, quando da emissão de cheques sem fundos. Muitas vezes o consumidor leva uma carta/declaração ao banco de origem, informando ao gerente da conta, que o Cheque foi quitado e não causou prejuízos a terceiros. Nestes casos, na maioria das vezes, os gerentes de banco dão baixa no apontamento daquele cliente no cadastro de emitentes de cheques sem fundos do BANCEN. Assim, se consultado o CPF deste consumidor, no dia seguinte, ele estará sem nenhum restritivo no Banco Central e em todos os sistemas de consultas apenas de cheque. 

2. Risco semelhante ocorre com o Lojista que vende com cheques pré-datados e tem os mesmos, indevidamente sustados pelos consumidores, sob alegações diversas. Desta forma o consumidor, de má fé, não ficará com restritivo algum em seu CPF e o comerciante com o cheque na gaveta. Nestes casos o Lojista enfrentará uma burocracia para cobrá-lo do cliente inadimplente, através de meios legais.

Já, o empresário e/ou lojista, associado a SPC Rio / SPC , apontando o débito destes cheques (tanto o que retorna sem fundos , quanto o sustado indevidamente) este apontamento estará presente no BANCO DE DADOS DO SPC , a nível nacional, e somente poderá ser retirado pelo próprio lojista / empresário associado. ISSO LHE DARÁ PLENA GARANTIA DE QUE AQUELE CONSUMIDOR RETORNARÁ AO SEU ESTABELECIMENTO, PARA QUITAR A DÍVIDA OU PROPOR UM ACORDO PARA A QUITAÇÃO DA MESMA, POIS SOMENTE ASSIM CONSEGUIRÁ DAR BAIXA NO RESTRITIVO. POR ISSO, UTILIZE O CHEQUE LOJISTA .

Para apontar, entretanto, Cheques Sustados, o Lojista deve ter a Nota Fiscal de venda da mercadoria ou prestação do serviço, comprovando que a transação comercial foi realmente efetuada e é devida.

Se você possui também cheques sem fundos na gaveta, ou indevidamente sustados ( nas condições acima ) , com menos de 5 (cinco) anos, você pode apontá-los imediatamente no SPC.

 
Maiores informação podem ser obtidas diretamente na SPC Rio
 

Institucional

Atendimento

Newsletter

 
 
Todos os direitos reservados Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2222.9329
 
 
Atenção:
A detendora da Marca e operacionalização legal do SPC é a
CNDL
(Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas)
que a disponibiliza para as Câmaras integrantes do Sistema Cedelista.
Clique aqui...